Escolha uma Página

Você já ouviu falar que a definição do programa de saúde empresarial perfeito depende muito da boa comunicação? Pois é assim que funciona um programa de saúde idealmente desenhado para empresas.

Não é de hoje que as empresas vêm se preocupando com a saúde psicológica, física e mental dos seus colaboradores. Afinal, ninguém consegue ter motivação para trabalhar se não tiver com a saúde em dia, certo?

Algumas empresas, inclusive, já apostam em iniciativas para engajar seus colaboradores e aumentar a lucratividade, adotando alguns programas de saúde, como:

Exames ocupacionais;
Suporte psicológico;
Atendimento ambulatorial;
Práticas de exercícios físicos;
Sessões de massagens;
Campanhas de incentivo à alimentação saudável.

Mas, diante disso, não bastaria uma consultoria de benefícios para personalizar o serviço e deixar o cliente satisfeito?

A resposta é não.

Se as organizações não conseguem compartilhar ações, impressões e planejamentos, tanto internamente quanto com a própria consultoria de benefícios, é muito provável que isso interfira nos resultados finais.

Por isso, a melhor forma de definir um programa de saúde perfeito para empresas é continuar acompanhando nosso artigo de hoje.

Como a comunicação empresarial ajuda a definir o programa de saúde perfeito?

A comunicação empresarial é um conjunto de estratégias que visam engajar e melhorar a produtividade de uma empresa. Porém, esse conjunto de estratégias também acaba desempenhando um papel importante na hora de definir um programa de saúde que seja bom para os colaboradores e para a empresa contratante.

Acontece que a comunicação é uma aliada dos consultores de benefícios, que fazem um papel mais avançado em comparação às corretoras de seguros.

Isto é, muito mais que vender uma solução, é importante saber para quem está vendendo, de forma a personalizar as soluções para cada empresa. A 4Health atua exatamente dessa forma.

Só que, para o sucesso dessa empreitada, é necessário apostar em uma boa comunicação, conhecer as responsabilidades de cada um, compartilhar ações, impressões e indicadores de sucesso, para que seja possível alcançar os objetivos da empresa, ao mesmo tempo em que atende às necessidades dos colaboradores.

Como a 4Health ajuda a construir o programa de saúde perfeito em 5 passos?

Para chegar a uma definição exata do que os seus colaboradores precisam, seguimos 5 passos essenciais.

1. Entendendo a sua marca

Entender a sua marca é conhecer a sua identidade empresarial e de que maneira ela vai se posicionar no mercado, afinal, isso também impacta os colaboradores. Para isso, exploramos o conceito da sua empresa, quais as atividades realizadas, qual o segmento e quem são os colaboradores.

Por sermos uma consultoria de benefícios e não apenas uma corretora de programas de saúde, a missão, os valores e a visão do seu negócio são importantes para nós. O objetivo é entender o seu propósito para que seja mais fácil encontrar as melhores soluções.

Esse é um passo importante que vai nos ajudar, ao longo do caminho, a definir o melhor programa de saúde empresarial para você.

2. Definindo metas

A definição de metas é mais uma etapa importante na definição do programa de saúde empresarial perfeito.

Muitas corretoras apenas vendem programas de saúde corporativos de forma engessada. Porém, não é isso que fazemos, e por esse motivo definir metas é tão importante.

Ter um propósito significa pensar nos resultados a curto, médio e longo prazo. Em outras palavras, é sobre entender por que a sua empresa quer contratar um programa de benefícios.

Sua empresa está em busca de um plano corporativo para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores? Para diminuir o absenteísmo? Para evitar acidentes de trabalho? A iniciativa partiu do RH por conta própria ou ao perceber que os colaboradores estavam demonstrando algum tipo de problema/insatisfação?

Tudo isso ajuda a definir as metas. A mensuração das metas (e, consequentemente, dos resultados) ajuda a traçar ações para amadurecer gestores e contribui para desenhar um programa de saúde mais adequado.

3. Analisando o mercado e as necessidades dos colaboradores

Já sabemos que um plano de comunicação empresarial para a definição do programa de saúde perfeito considera os objetivos da empresa. Mas existe uma maneira ainda mais eficaz para o sucesso do seu novo programa de saúde: entender como as outras empresas do mesmo segmento atuam.

Muitas vezes, o que difere a sua empresa das concorrentes é o tipo de programa oferecido aos colaboradores. Será que os benefícios corporativos de saúde ofertados atualmente pela sua empresa são perfeitos para o seu negócio?

Nem toda empresa é igual e precisa das mesmas soluções.

Por exemplo, uma empresa onde funcionários ocupam funções desgastantes para o emocional exige um programa de saúde voltado ao suporte psicológico. Já uma empresa onde seus colaboradores estão expostos a acidentes exige atendimento médico rápido e específico.

É por isso que atuamos de forma consultiva, analisando não somente o seu perfil e as suas metas, como também o que os concorrentes já estão fazendo e, principalmente, as necessidades dos seus colaboradores.

Com base nisso, é muito mais fácil definir um programa de benefícios que seja eficaz não somente para quem irá utilizá-lo, mas também para a sua empresa.

4. Montando um plano estratégico perfeito

Após a definição de metas realistas, mensuráveis e dentro do propósito da empresa, montamos um plano estratégico perfeito para estabelecer o melhor programa de saúde empresarial para o seu negócio.

O planejamento estratégico caminha ao lado da estratégia comunicacional, já que a boa comunicação contribui para alcançar as metas do plano.

Uma vez que conhecemos a sua empresa e os seus objetivos, bem como os problemas que você deseja solucionar, fica mais fácil definir um programa assertivo.

Ao montar um plano estratégico, temos sempre em mente quais ferramentas serão utilizadas na automatização e mensuração dos resultados, bem como o orçamento para as ações e o prazo para executá-las. Dessa forma, o sucesso é garantido.

5. Compartilhando responsabilidades e ações

Os funcionários da sua empresa conhecem as responsabilidades dos colegas de profissão ou fazem a linha “cada um por si”?

A comunicação e o compartilhamento interno de responsabilidades também são importantes para orientar os gestores em direção a um programa de benefícios mais adequado.

Aqui na 4Health nós temos um fluxo dinâmico e atualizado de comunicação, isto é, conhecemos as funções de todos e falamos sempre a mesma língua.

E, é claro, estamos também em constante contato com as empresas que adquirem um plano de saúde corporativo conosco, pois sabemos que não tem como definir um programa perfeito sem o suporte da comunicação.

O contato ocorre não somente durante o momento de contratação, mas depois também. Dessa forma, conseguimos gerenciar o plano com mais assertividade, já que os objetivos e as necessidades podem mudar ao longo do tempo.

A 4Health, portanto, garante um plano de saúde corporativo altamente adaptável. Você pode escalar benefícios, você pode reduzir benefícios, você pode trocar soluções à medida que for necessário.

Exemplos de programas de saúde empresariais da 4Health

Agora que você descobriu como a 4Health ajuda na definição de um programa de saúde empresarial perfeito para a sua empresa, é hora de conhecer as soluções que oferecemos, certo?

Da mesma forma que o cuidado e o respeito pela saúde psicológica, física e mental dos colaboradores vem ganhando importância nas empresas, os benefícios também devem se ajustar a essa mudança de mercado.

Por isso, separamos aqui algumas das principais soluções da 4Health que fazem a diferença no setor empresarial:

Plano de saúde;
Previdência privada;
Seguro de vida;
Seguro viagem;
Programa de medicamentos;
Suporte emocional;
TotalPass, GymPass e Kiddle Pass.

Plano de saúde

Ter um plano de saúde não deve ser visto como um “artigo de luxo”. Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, e algum problema de saúde pode afetar o rendimento dos funcionários se não houver um tratamento rápido e adequado.

Nesse sentido, é quase unânime que muitas empresas que buscam se destacar no mercado queiram oferecer planos de saúde personalizados para a sua equipe.

Previdência privada

Se a saúde é importante, o lado financeiro dos colaboradores também. Dessa forma, um plano de previdência privada garante o bem-estar daqueles que contribuem para o sucesso da empresa.

Há dois tipos de planos de previdência privada: PGBL e VGBL. Cada colaborador escolhe a modalidade ideal para o seu perfil, mas a empresa pode sugerir a melhor solução com ajuda da nossa consultoria.

Seguro de vida

A empresa engajada em cuidar de seus colaboradores também se dedica a preservar o bem-estar financeiro de suas famílias. Por essa razão, garantir um seguro de vida aos funcionários faz com que eles se sintam mais seguros.

Mas, a definição de um seguro de vida empresarial perfeito depende do RH entrar em contato com uma consultoria de programas de saúde, como nós da 4Health, para estabelecer os tipos de coberturas ideais.

Há seguros de vida básicos, que cobrem morte ou invalidez por doença ou acidente, e também os mais completos, que cobrem doenças graves, despesas médicas e internações.

Mais uma vez, a comunicação interna tem papel importante aqui, porque ao conhecer as necessidades dos colaboradores, fica mais fácil compreender os riscos aos quais eles estão realmente expostos.

Seguro viagem

Os colaboradores de sua empresa viajam a trabalho? Se sim, vale a pena incluir o seguro viagem em seu pacote de benefícios.

O seguro viagem é uma forma de reembolsar os custos da viagem do colaborador, desde perda de bagagens, atrasos de voos e despesas médicas, até situações críticas, como evacuação em massa.

Além de ser uma garantia de que o funcionário não vai passar aperto em suas viagens de negócios, o seguro também é obrigatório em vários países, como Alemanha e Austrália. Os Estados Unidos, por sua vez, não obriga seus turistas a entrarem no país com seguro viagem, mas recomenda-se o benefício, já que a assistência médica de lá é bastante cara.

Programa de medicamentos

Um Programa de Benefícios de Medicamentos – PBM – é um grande aliado de empresas que querem buscar a alta performance de seus funcionários.

Isso porque o benefício é uma espécie de extensão do plano de saúde, pois facilita a aquisição de medicamentos com descontos, para que os colaboradores possam continuar com um tratamento médico.

Isso tem sido bastante comum em época de pandemia, mas obrigar o funcionário a trabalhar com COVID é expor outros trabalhadores à doença e ainda contribuir para a péssima imagem do negócio. Por isso, ajudar o trabalhador a tratar de seus males é fundamental para empresas que querem atingir bons resultados.

Suporte emocional

A saúde mental vem ganhando força nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Entendemos que a qualidade de vida do funcionário impacta diretamente no seu lado profissional.

Inclusive, empresas que querem resultados eficazes consideram que os problemas pessoais dos seus colaboradores interferem muito no rendimento laboral. Ao invés de optarem pela demissão, elas entendem a importância de cuidar daqueles que já conhecem a corporação.

Por isso, o suporte psicológico é um dos programas de saúde empresariais que a 4Health oferece às empresas que querem fazer a diferença em um mercado tão competitivo.

TotalPass, GymPass e Kiddle Pass

O bem-estar do colaborador e de sua família são muito importantes para uma organização que pretende alcançar resultados eficazes. Pensando nisso, a 4Health pode ajudar a sua empresa a encontrar a definição do programa de saúde perfeito, com benefícios incríveis.

Na lista que acompanha o plano de saúde e o PMB, o RH de sua empresa pode considerar o TotalPass e o GymPass como benefícios extras de saúde. Eles ajudam a encontrar as melhores academias, seja de dança, musculação ou crossfit. O GymPass, inclusive, também dá acesso à aulas virtuais e apps de atividades físicas.

Já o Kiddle Pass é uma novidade que tem feito diferença no home office. Trata-se de um aplicativo repleto de atividades divertidas e educacionais para crianças. Assim, a família pode trabalhar tranquila, pois sabe que as crianças estão em boas mãos.

Considerações finais

Nesse artigo, explicamos que a boa comunicação faz diferença na definição do programa de saúde empresarial perfeito, certo? Afinal, conhecer as necessidades dos funcionários e o contexto de cada empresa contribui para uma escolha assertiva de um pacote de benefícios.

Além disso, destacamos as principais soluções que oferecemos no mercado, como plano de saúde, seguro viagem e suporte emocional, e de que forma eles favorecem as organizações.

Portanto, se a sua empresa está em busca de um plano empresarial perfeito, consulte um dos nossos especialistas agora mesmo!

O post Como definir o programa de saúde empresarial perfeito? Comunicação é a resposta apareceu primeiro em 4Health Consultoria em Benefícios de saúde para empresas.